- Brasil é um dos países com maior potencial de energia solar no mundo
- Crescimento contínuo na adoção de sistemas fotovoltaicos
- Energia solar é um excelente investimento para o imóvel
- Investimentos no setor em ritmo acelerados
Embora a capacidade de produção ainda não seja a ideal, o Brasil é um dos países com a maior incidência de raios solares no mundo. Isso significa, que o potencial de crescimento no setor é infinitamente maior do que em outros países que já contam com um grande potencial de geração de energia fotovoltaica, como a China e Estados Unidos.
Crescimento vertiginoso
De 2017 para 2018, o crescimento de geração de energia solar no Brasil foi de 407%, impulsionado principalmente por painéis fotovoltaicos instalados em residências. A tendência é que continue a crescer indeterminadamente, já que o custo-benefício para os consumidores melhorou cerca de 20% nos últimos 5 anos.
Créditos e vantagens para o consumidor
Além de obter autonomia ao gerar sua própria energia elétrica, os consumidores que adotaram os painéis fotovoltaicos em suas residências e indústrias estão se familiarizando com uma vantagem que pode inverter o jogo das políticas nacionais do setor elétrico, a geração de créditos com as concessionárias. Através de um sistema instalado no poste da concessionária elétrica, o imóvel que gera energia fotovoltaica fornece seu excedente para a rede convencional, gerando créditos que são compensados na conta de luz. Ou seja, caso o cliente gere mais energia do que consuma da rede elétrica da rua, sua conta fica zerada e acumula créditos com as concessionárias.
Um excelente investimento
Instalar um sistema fotovoltaico pode significar um excelente investimento, tanto para o imóvel quanto para os gastos com a conta de luz. Considerando que a inflação energética é em média de 7 a 10% ao ano, ao colocar na ponta do lápis os custos de instalação dos painéis fotovoltaicos o cliente poderá perceber que em menos de 10 anos ele terá retornado praticamente todo esse investimento. Somando isso ao fato de que um imóvel valoriza em média R$30.000,00 ao se instalar painéis fotovoltaicos, os consumidores mais exigentes perceberão que esse é de fato um excelente negócio de médio-longo prazo.
Investimentos e produção em ritmo acelerados
O mercado de energia solar não para de atrair grandes empresas e iniciativas em torno de uma causa que ajuda o meio ambiente e pode ser uma ótima fonte de receitas. O reflexo disso são os investimentos que estão sendo feitos no setor, com o objetivo de baratear os custos dos painéis e de instalação. Só no Brasil, em 2018, foram investidos mais de R$ 5 Bilhões para a produção de 1,1 mil megawatts, dobrando assim a capacidade de produção de energia solar no país.