- Energia solar como principal fonte de energia até 2040
- Crescimento em residências e empresas
- Até 2050 a energia solar representará 50% no mundo
- Prazos podem ser antecipados
Segundo estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), até 2040 as fontes de energia solar serão responsáveis por pelo menos 32% do total de matrizes energéticas, superando as tradicionais hidrelétricas brasileiras que serão responsáveis por até 29% do total.
A estimativa tem base no crescimento da adoção da energia fotovoltaica tanto em imóveis residenciais quanto empresas e indústrias. Para a associação, em breve será impossível construir um edifício ou imóvel sem incluir um projeto com painéis fotovoltaicos.
No cenário internacional, diante do crescimento, a estimativa é a de que até 2050, mais de 50% de toda a energia produzida no planeta seja de origem fotovoltaica. Um dos fatores que contribui para o crescimento é a redução dos custos dos painéis e o baixo custo de manutenção do sistema.
Diante de outros fatores como o aumento do custo da energia elétrica tradicional aliado com fatores econômicos (recessão e imprevistos, como a greve dos caminhoneiros no ano passado), o aumento na adoção de sistemas fotovoltaicos pode ser ainda maior, antecipando ainda mais o prazo para tornar a energia fotovoltaica a maior matriz energética do país.