A energia solar desponta como uma das principais alternativas de substituição das tradicionais matrizes energéticas, como, por exemplo, as hidrelétricas. Consiste em utilizar a luz do sol como fonte de energia, essa luz é captada através de painéis solares, após esse processo o sistema fotovoltaico transforma a energia luminosa em energia elétrica, podendo então ser utilizada nos mais diversos espaços residenciais ou comerciais. Antes de aplicar o projeto em sua residência ou instituição é importante seguir alguns passos, estes garantirão a eficiência do objetivo e evitará gastos desnecessários. Confira a seguir!
Entender a conta de luz
O primeiro passo, sem dúvidas, é procurar entender os hábitos de consumo da residência, da empresa ou do lugar pretendido de onde será aplicado a energia solar. Esse fato vai fornecer direcionamentos de quantos kWh serão necessários no seu projeto. Uma dica importante na hora de realizar o cálculo com maior precisão é utilizar o consumo dos últimos 12 meses, estes fornecerão uma média segura.
Simular o custo da instalação da energia solar
Outro passo importante é calcular o custo que a possível instalação acarretará, com vistas a evitar possíveis gastos desnecessários ou surpresas no orçamento. Esse passo é muito simples de fazer, alguns sites da internet costumam disponibilizar simuladores de custo de energia, sendo necessário o preenchimento de alguns dados como o consumo em kWh e o local da futura instalação (CEP). Através disso, é possível precisar a quantidade de painéis fotovoltaicos, a quantidade anual de energia solar, além do peso das futuras placas solares e o tamanho da área que será dispensada para a instalação dos painéis solares.
Procurar empresas de energia solar
Após esses passos inicias, que são de extrema importância para a realização de um projeto bem-sucedido, o próximo item consiste em analisar qual a empresa de energia solar responde às necessidades estabelecidas previamente pelo futuro cliente. Com isso, a escolha deve ser baseada no melhor custo benefício, pois, é comum haver disparidade no orçamento dos projetos entre empresas. Além disso, é importante que a empresa apresente profissionais qualificados e cumpra com a eficiência pretendida nos projetos de energia solar. Sendo assim, já está com os dados sobre o consumo em mãos garante maior rapidez e precisão na hora de fechar o contrato com a empresa.
A instalação
O passo de finalização de um projeto de energia solar é a instalação de todo o sistema. Por isso, é necessário que um engenheiro ou técnico que possuam experiência na área aplique. Considerando, que há diversos riscos inerentes aos sujeitos comuns que se arriscarem a fazer esse processo de instalação sozinhos e sem orientação.
Além disso, para conectar o sistema solar é preciso que haja a autorização da empresa concessionária de energia vigente da localidade pretendida, que só pode ser liberada através da solicitação de um profissional da área, os mais indicados são os engenheiros e os eletrotécnicos.
Gostou do conteúdo? Para mais informações entre em contato conosco!
Equipe Dr Solar