- Chuvas e painéis fotovoltaicos
- Radiação, temperatura e umidade do ar
- Geração de energia menor, mas constante
- Energia solar o ano todo
Estamos em pleno verão, em um período no qual é comum dias chuvosos ou com muita nebulosidade por conta da alta umidade do ar. Afinal de contas, o que acontece com o sistema fotovoltaico em períodos de menor incidência solar?
Chuva e sol, fenômenos naturais
Como parte de um fenômeno natural, as chuvas estão previstas na tecnologia do sistema fotovoltaico, já que os raios que possibilitam a criação de energia elétrica a partir da luz do sol são encontrados mesmo em períodos de chuva e não estão ligados diretamente a temperatura ou umidade relativa do ar.
Ainda assim, embora o sistema não fique totalmente paralisado em períodos de grande nebulosidade ou chuva, a produção de energia elétrica pode ser menor, mas mantém eficiência regular e constante.
Para se ter uma ideia, um dia de sol no inverno (no qual a radiação que fornece matriz para os painéis é menor) pode gerar a mesma quantidade ou mais de energia do que em um dia nublado no verão, o que traz um equilíbrio na produção de energia fotovoltaica o ano todo.
Fique tranquilo e usufrua de todos os benefícios de um sistema fotovoltaico equilibrado e bem instalado, para economizar sempre e contribuir para um mundo com energia limpa e sustentável.